Um pouco sobre o filme A Culpa é das Estrelas.





Olá para você que ama os livros do John Green ou ama loucamente a historia de A Culpa é das Estrelas.

Ontem eu fui à estréia com minhas amigas assistir o filme e poderia dizer que é perfeito. Serio se esta em duvida em ver, então veja ate porque o cinema tem uma mágica que quando ta assistindo em casa não tem. Não tenho critica alguma em relação ao filme, pelo contrario eu gostei mesmo assistindo em dublado, pois deu para sentir melhor a historia não ficaram aquelas vozes chatas de filmes dublados normalmente, tudo se encaixou e deu aquela impressão que estivesse vivendo a historia também.





Hazel Grace.

Uma garota fofa, com suas crises como qualquer jovem da sua idade com exceção da sua doença. Ela mesma sendo uma garota simples tem uma beleza cativante. Ela tem 16 anos, olhos verdes, pele clara e cabelo curto. Ela é uma leitora voraz, adora o reality show America’s Next Top Model e seu livro favorito é Uma Aflição Imperial e considera o autor, Peter Von Houten, seu terceiro melhor amigo. A Hazel tem câncer de tireoide com metástase nos pulmões e é um paciente terminal. Ela vive em Indianópolis, é inteligente, tem ideias afiadas e uma sensibilidade própria. Foi diagnosticada com câncer na tireoide em estágio avançado aos 13 anos e seu quadro inclui metástase nos pulmões. Ela passou por uma cirurgia, radioterapia e então quimioterapia, mas não conseguiu resultados satisfatórios. Contrariando as expectativas iniciais dos médicos, aos 14 anos, devido a um remédio experimental, seus tumores nos pulmões diminuíram e desde então ela vive com doses diárias desse medicamento, o falanxifor, tanques de oxigênio, uma espécie de carrinho com rodas e cânulas no nariz.




August Waters.

O Gus tem 17 anos, é alto, magro, mas musculoso, atraente e tem um sorriso fácil. Ele tem olhos azuis intensos e cabelo acaju, liso e curto. Ele vive em Indianópolis no estado de Indiana e é inteligente, gosta de vídeo games, livros e música e é um grande amante das metáforas. Ele está em remissão há mais de um ano de um osteossarcoma, câncer que afeta os ossos, – Ele agora é um SEC, sigla para “sem evidência de câncer”. – e que o levou a amputar a perna direita, fazendo-o usar uma prótese no lugar. O Gus jogava basquete quando era mais jovem antes de ser diagnosticado com câncer e ele sempre está com um maço de cigarros. Ele coloca o cigarro na boca, mas não o acende. É uma das suas metáforas, ele coloca o que pode matá-lo na boca, mas não dá o poder para que o mate.


O casal principal claro vai ser os personagens favoritos de todas as pessoas. Mas é quase impossível não se encantar com os outros personagens. O filme e livro digam estão empatados porem o livro sempre tem detalhes que o filme não mostra, mas isso não foi um problema. A Culpa é das Estrelas acaba sendo um projeto muito acima da média em comparação com os dramas normalmente oferecidos ao público adolescente. Os personagens têm complexidade, conseguem alternar entre dúvidas típicas da juventude e questões mais profundas sobre o amor e a morte. Dentro do gênero “melodrama romântico”, Hollywood raramente consegue fazer algo melhor. Sem dúvida, o palavreado simples e direto de John Green para abordar o câncer contribui para atmosfera naturalista e comovente.

Uma frase veio à cabeça após a sessão: “Nós somos infinitos”. Essa não é uma citação do livro de Green, e sim de As Vantagens de Ser Invisível, outro drama adolescente com o qual A Culpa é das Estrelas tem muito em comum. Ambos retratam a juventude de modo grave, mas afetuoso, enquanto refletem sobre a questão essencial da marca deixada por cada pessoa naqueles que a amam. Os dois filmes e livros exploram a bela metáfora do infinito para enfrentar o esquecimento, a passagem do tempo e o medo da morte.





O filme merece aplausos de pé, mas recomendo se der tempo ler o livro primeiro ainda. Compre pipoca, leve seus amigos ou quem você namora, chore a vontade, traga muitos lenços. A historia é tão linda que chega a ser triste, mas retrata um pouco da realidade que nem sempre nossos desejos dão certos ou que todos vão viver sempre um final feliz com quem ama, mas vida é assim ne?

Não se esqueça nem tudo é tão ruim quanto parece e as coisas acontecem por alguma razão.


Okay?

0 comentários:

Postar um comentário